quarta-feira, 30 de junho de 2010

A metamorfose da TELEVISÃO

Os meios de comunicação sofrem contínuas mudanças e com a televisão não é diferente. Os canais da TV aberta podem mudar o jeito atual de programação, bem como os canais de TV por assinatura. Com a TV analógica não temos a possibilidade de escolha de ver determinado programa em determinada hora, as imagens vêm através de ondas de rádio e a programação tem hora certa para passar. Já com a chegada da TV digital essa limitação deixa de existir. As pessoas podem parar a programação que estão vendo, falar ao telefone , por exemplo, e voltar a assistir o que estavam assistindo no instante em que foi dado o “pause”. Além de poder rever a cena anterior, ou algum detalhe que passou.

A chamada IPTV (sigla em inglês para “TV via Internet”) está chegando para melhorar ainda mais esse novo mecanismo da televisão. Está sendo criada a TV que recebe o sinal de imagens por meio dos mesmos cabos que conectam o computador à rede. Essa TV terá um home page com seus programas favoritos, o que nos deixa cada vez mais perto do fim dos canais de TV.

Trecho da reportagem da Revista SUPERINTERESSANTE (Edição 236 por Tiago Cordeiro) sobre a IPTV : ” ”O formato atual, com emissoras mantendo seus próprios canais, onde a programação é organizada de acordo com os interesses de poucas pessoas, está em decadência aberta.”, aposta Andrew Kantor, jornalista americano especializado no mercado de tecnologia. Os programas terão hora certa para serem postados, mas você poderá assisti-los a qualquer hora.”

Para entender melhor a IPTV:
Não é apenas TV no computador, é um sistema fechado de televisão por assinatura que usa a internet para a transmissão. O usuário poderá acessar notícias e conversar em chats simultaneamente no monitor em que está vendo TV. Porém, para assistir a programação na televisão é necessário conectar um conversor no televisor, que receberá o sinal pela banda larga.
No Brasil, uma das dificuldades para a penetração da IPTV é a baixa utilização da banda larga, uma vez que necessita de velocidades mais altas do que as necessárias para navegar na web. Mas as vantagens dessa "nova TV" são inúmeras: imagens em alta definição, ampla possibilidade de programação e interatividade.

Sim, televisão também está em constante mudança. Essas mudanças são, de certa forma, lentas, mas estão chegando e, sim, chegando para ficar e revolucionar os meios de comunicação e a forma com que o telespectador assiste aos programas. É esperar para ver (e usufruir) essa novidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário